Sobre Nós

A CCSM (Caldeira, Cernadas, Sousa Magalhães e Associados) é uma sociedade de advogados resultante da associação em 2019 entre a GMSCC (Gil Moreira dos Santos, Caldeira, Cernadas e Associados) e a Sousa Magalhães e Associados, ambas sociedades solidamente implantadas na advocacia portuguesa há várias décadas.

Parte dos sócios que integravam a GMSCC provinham de uma das primeiras sociedades de advogados constituídas em Portugal (em 1985), enquanto a Sousa Magalhães e Associados seguia uma tradição familiar ligada ininterruptamente à advocacia desde 1732.

Apesar de valorizarmos e nos orgulharmos desta herança histórica, preferimos olhar para o futuro e não para o passado. Assim, a estrutura actual da CCSM está vocacionada para prestar um apoio jurídico inovador e de vanguarda e antecipar as necessidades dos clientes nos diversos sectores de actividade.

Esta forma de estar resulta num convívio harmonioso de várias gerações na nossa sociedade e num posicionamento natural e confortável num mundo em constante, complexa e acelerada mudança.

Os nossos advogados estão em contacto permanente entre si, partilhando problemas, discutindo soluções, aumentando e reforçando as respectivas experiências e competências – o que por último reverte a favor dos clientes.

Acreditamos que a nossa estrutura simples, coesa e ágil permite que os nossos clientes vejam em nós um parceiro de confiança, capaz de acrescentar valor ao seu negócio, quer seja resolvendo conflitos e problemas de forma eficiente, quer seja prevenindo riscos e propondo soluções antecipadamente.

Incentivamos e apoiamos a formação contínua dos nossos advogados nas suas respectivas áreas de interesse, de forma a fomentar a especialização e a assegurar que estamos aptos a prestar uma assessoria jurídica actualizada e rigorosa. Mantemos ainda uma ligação estreita com a academia, sendo alguns dos nossos advogados professores universitários e participando outros, frequentemente, em sessões de formação e eventos organizados por universidades nacionais e estrangeiras.

Para além da nossa prática pro bono, a ligação de muitos dos nossos advogados a instituições de solidariedade social favorece um ambiente de responsabilidade social na nossa sociedade.

Pro Bono

Consciente da função social da advocacia, a CCSM procura colocar ao serviço da comunidade o conhecimento e experiência dos seus advogados.
Assim, prestamos aconselhamento e representação de clientes pro bono em defesa de boas causas, em especial de instituições particulares de solidariedade social a actuar nas áreas da educação, cuidados de saúde, combate à fome e à pobreza.
Entrar em Contacto

A Nossa Identidade

Aconselhamento de confiança

Tudo o que fazemos é orientado por um princípio fundamental: o rigor técnico. Os nossos advogados têm um conhecimento jurídico profundo nas respectivas áreas de prática, bem como uma experiência sólida e acumulada ao longo dos anos em diversos sectores de actividade. A conjugação destes dois aspectos permite que o aconselhamento por nós prestado seja sempre rigoroso, completo, independente (designadamente dos nossos próprios interesses) e isento de pressões ou distorções externas. Os nossos clientes podem actuar confiantes no nosso aconselhamento.

Proximidade ao cliente

Na nossa sociedade privilegiamos o contacto próximo e personalizado com os nossos clientes. Para além da intervenção num assunto específico, temos interesse em conhecer as suas actividades, estrutura e contexto operacional, para que possamos identificar oportunidades e prevenir riscos futuros, assim mantendo uma relação duradoura. Como consequência desta forma de estar, os nossos advogados acompanham alguns clientes de forma ininterrupta há mais de 20 anos. Os nossos clientes não se perdem na nossa organização, contando sempre com um ponto de contacto próximo, confortável e dedicado.

Aconselhamento prático e célere

Compreendemos que os nossos clientes pretendem um aconselhamento rigoroso e completo – mas que isto não chega. Num mundo empresarial cada vez mais complexo e acelerado, torna-se imperioso que tal aconselhamento seja prático, compreensível e rápido. Em vez de análises jurídicas abstractas e com inúmeras ressalvas – em que é difícil compreender o que afinal se aplica ou não a dada situação – o nosso aconselhamento foca-se nas particularidades do caso concreto. Temos ainda a preocupação de tornar todas as matérias jurídicas de fácil compreensão para os nossos clientes e de actuar com celeridade – porque um conselho fora de tempo não é um conselho com valor.

Presença local, alcance global

Através da nossa rede de contactos e parcerias somos capazes de responder adequadamente às necessidades dos nossos clientes em matéria de comércio e transacções internacionais. Somos, no entanto, realistas. Sabemos bem que a dimensão das suas empresas e negócios nem sempre permite que se obtenha aconselhamento jurídico local. Nestes casos, tentamos prestar um apoio juridicamente “neutro”, significando isto que fazemos uso de orientações e convenções internacionais, bem como de princípios e normas que sabemos serem aplicáveis e compreensíveis nos diversos países em causa. Tentamos, desta forma realista, reduzir o risco dos negócios internacionais dos nossos clientes.

Criatividade e Inovação

Estamos de olhos postos no futuro e reconhecemos a importância da inovação no reforço das nossas competências tradicionais. Somos apaixonados pelo nosso trabalho e actuamos com dedicação, prazer e ambição – o que resulta numa vontade insaciável de estarmos ao lado dos nossos clientes em novas áreas de negócio, em transacções complexas e em tudo aquilo que represente um desafio. Somos capazes de oferecer soluções criativas, inovadoras e por vezes inesperadas em assuntos de maior dificuldade ou complexidade. Temos ao mesmo tempo a confiança para nos aventurarmos com os nossos clientes em áreas onde o Direito ainda não conseguiu antecipar ou acompanhar o ritmo da evolução.

Confidencialidade e discrição

Em todos os assuntos que nos são confiados actuamos com a máxima discrição, nunca expondo os nossos clientes. Entendemos que só assim podemos estabelecer e manter a imprescindível relação de confiança entre advogado e cliente. Não promovemos, publicitamos ou divulgamos a nossa participação em quaisquer acções judiciais ou transacções, nem a representação de quaisquer clientes. Como consequência desta forma de estar, os nossos clientes procuram-nos não só para a prestação de serviços jurídicos, mas também para o aconselhamento em assuntos críticos e sensíveis do seu negócio.

Actualizações regulares

Mantemos os nossos clientes permanentemente actualizados quanto a alterações legislativas relevantes, maioritariamente através do envio de alertas ou notas informativas. Não o fazemos, porém, de forma automatizada. Toda a actualização de clientes é personalizada, pelo que poderá esperar receber unicamente informação com efectivo relevo e pertinência para o seu ramo de actividade.

Simples e competitivos

Gostamos de manter as coisas simples. Em toda a nossa actividade actuamos sempre conscientes do perfil e dimensão do cliente, pelo que propomos soluções ajustadas e tendemos a não complexificar. Procuramos estar alinhados e nunca perder de vista aquilo que é realmente importante para o cliente num determinado assunto, com o propósito de prestar um aconselhamento eficiente e orientado para o seu negócio.

ccsm instalações
ccsm instalações
ccsm instalações
ccsm instalações
Onde estamos
Rua 5 de Outubro, 446-466
4100 173 Porto. Portugal
Contactos
T. +351 226 076 020
E. geral@ccsm.pt
Social
Linkedin